Não faça tempestade em copo d’água

11 fev

Olá galera…

Quero começar hoje fazendo algumas divulgações. Não sei se vc notou mas yes, nós temos algumas novidades no Blogroll. Tem o blog do meu amigo Fernando, Amando a Palavra, que está muuuito bacana. O blog do Vitor Amando ao Próximo, que está na net já há um tempo e tem muito conteúdo legal. E por último o blog das minhas amigas Marina e Dani Chega de blá blá blá que está muito fofo e é o mais recente. Passem por lá🙂

                                                                   nao_faca_tempestade

Hoje vou inaugurar a categoria “Leio e Recomendo” com um capítulo do livro Não faça tempestade em copo d’água, de Richard Carlson. Esse é um daqueles livros tranquilos de ler, leves e super úteis. Em 100 capítulos (a maioria tem no máximo uma página) ele dá dicas bem práticas pra vencer o inimigo onipresente dos humanos no século 21: o estresse. Quando a gente pega pra ler fica meio ansioso e quer ler tudo de uma vez (meio contraditório, eu sei). Maaas pra quem quer realmente aproveitar eu recomendo deixar em algum lugar tranquilo (banheiro??) que te permita ler um capítulo por dia. Ou seja, tome em doses homeopáticas.

Ah! E me façam um favorzinho. Quando o texto fica nessa formatação de citação (abaixo), a letra fica um pouquinho menor. Se tiver ruim de ler, me avisem?  Thank you🙂

ILUMINE-SE

Nos dias que correm, parece que estamos todos muito sérios. Minha filha mais velha diz com frequência: “Papai, você está com aquele ar sério de novo.” Mesmo aqueles dentre nós que tem um compromisso com a não-seriedade estão provavelmente muito sérios. As pessoas estão frustradas e tensas a respeito de praticamente tudo – chegar cinco minutos atrasadas, esperar por alguém que está cinco minutos atrasado, ficar preso no tráfego, observar alguém a nos olhar torto ou dizendo a coisa errada, pagar contas, esperar em filas, deixar a comida queimar, fazer um erro honesto. O que quer que possa ser mencionado, será algo cuja correta perspectiva podemos perder.

A raiz para a tensão é nossa pouca vontade de aceitar que a vida possa ser diferente, de alguma maneira, das nossas expectativas. Muito simplesmente, queremos as coisas de um jeito, mas elas não são deste tal jeito. A vida é simplesmente como é. Talvez tenha sido Benjamin Franklin quem melhor o expressou: “Nossa perpectiva limitada, nossas esperanças e medos tornam-se nossa medida para a vida, e quando as circunstâncias não se encaixam em nossas idéias, tornam-se nossas dificuldades.” Nós passamos nossas vidas querendo que coisas, pessoas, acontecimentos sejam exatamente como nós desejamos que sejam – e quando eles não são, lutamos e sofremos.

O primeiro passo para a recuperação do estado de super-seriedade é admitir que temos um problema. Você tem que querer mudar, tornar-se uma pessoa mais fácil. Tem que perceber que sua tensão é em grande parte uma criação sua – composta da maneira como você arrumou sua vida e como reage a ela.

O passo seguinte é entender a ligação existente entre suas expectativas e seu nível de frustração. Toda a vez que você espera que uma determinada coisa seja de uma determinada maneira e ela não é, você se aborrece e sofre. Por outro lado, quando abre mão de suas expectativas, quando aceita a vida como ela é, você se liberta. Manter as suas posições é ser sério e tenso. Deixar as coisas rolarem é se iluminar.

Um bom exercício é experimentar abordar um determinado dia sem expectativas. Não espere que as pessoas sejam simpáticas. Se elas não forem, você não ficará surpreso ou incomodado com isso. Se elas forem simpáticas, no entanto, ficará encantado. Não espere que seu dia não tenha problemas. Assim, se os problemas surgirem, diga a si mesmo, “Ah, mais um nó para desatar”.Ao abordar o dia desta maneira, você perceberá como a vida se torna mais leve. Em vez de lutar contra ela, estará dançando com ela. Logo, logo, com a prática, iluminará toda sua vida. E quando você se ilumina, sua vida torna-se muito mais divertida.

Richard Carlson – Não faça Tempestade em Copo d’Água

Pois é gente, o negócio é praticar. Será que eu consigo? Vou tentar amanhã e depois eu conto no que deu. Torçam por mim…rsrsrs

Abração a todos…………………………………:)

14 Respostas to “Não faça tempestade em copo d’água”

  1. Bulaxa fevereiro 12, 2009 às 3:42 pm #

    É mesmo! Ate mesmo pessoas como nós, que somos anti-estresss tentamos ser acertivos, mesmo assim somos humanos e não temos sangue de barata. Mas o grande desafio da humanidade e como reagir durante a turbulencia, ou seja nesse caso o estress !!! Ai que temos que de ter cuidado redobrado🙂 Como vc mesmo disse e o livro tambem não fazer tempestade em como d’agua ! Meio que parece que estamos elevendo os problemas e ate gostando hahahah ! para deixar ele taum grande hahahahahaha!

    Mas o legal e que isso ta acontecendo! não sei explicar o pq do legal mas mostra que estamos vivos e não mornos nem apaticos!🙂 Não estamos indiferente diante das situações !

  2. rodrigo de oliveira maio 26, 2009 às 11:56 am #

    Em uma sociedade em que as pessoas estão constatementes correndo e esquecendo de viver, ou até mesmo tentando atingir a perfeição fica quase que difícil de se chegar a esse estágio de serenidade!
    Porém acredito que este livro ajuda e muito no desenrrolar de uma vida melhor em que o ser possa vislumbrar o que a vida tem de melhor que é a magia de estar vivo.

  3. suca julho 5, 2010 às 2:18 pm #

    adorei o livro…me ajudou bastante…obrigada!

    • blogdadeia julho 9, 2010 às 11:19 am #

      Que bom, fico feliz por vc!
      Ele continua como um dos meus de cabeceira…
      Abraços🙂

  4. vera lucia setembro 30, 2010 às 1:48 pm #

    Eu amo este livro e gostaria de deixar uma dica; A MÁGICA DE PENSAR GRANDE – DAVID J. SCHWARTZ.
    Ainda não tenho o Tempestade em copo d’ agua de cabeceira pois emprestei da biblioteca mais vou me esforçar por adquirí-lo. abraços. Vera Lucia

  5. vera lucia setembro 30, 2010 às 1:51 pm #

    Agora me lembrei uma parte que diz: TALVEZ SIM TALVEZ NÃO.
    Publica ela seria interessante. abraços. Vera Lucia

  6. vera lucia setembro 30, 2010 às 2:04 pm #

    SIMPLESMENTE REDUZA SUAS EXPECTATIVAS NA VIDA A PONTO DE NÃO SER DESAPONTADO POR NINGUÉM.
    “EU SOU A FORÇA CIATIVA DA MINHA VIDA”.
    “NINGUÉM PODE FERÍ-LO SEM O SEU CONSENTIMENTO” (ELEONOR ROOSEVELT).
    “ELES NÃO CONSEGUEÉM TIRAR O NOSSO RESPEITO PRÓPRIO SE NÃO ENTREGARMOS A ELE.(GANDHI).
    “O SER HUMANO AUTÊNTICO SIMPLESMENTE VIVE”(OSHO).
    “A PESSOA VERDADEIRAMENTE LIVRE DO EGO NÃO É HUMILDE EM ABSOLUTO.
    ELA NÃO É NEM ARROGANTE NEM HUMILDE – É SIMPLESMENTE ELA MESMA”.
    “SOU O QUE SOU HOJE POR CAUSA DAS ESCOLHAS QUE FIZ ONTEM.
    QUANDO NADA PARECE DAR CERTO, PODE SER QUE DEUS ESTEJA FAZENDO ALGO MAIOR E MELHOR DO QUE IMAGINAMOS.

  7. vera lucia setembro 30, 2010 às 2:31 pm #

    Quero deixar claro que foi uma excelente escolha que fiz hoje quando resolvi ler Resenho do livro A MÁGICA DE PENSAR GRANDE,
    O Mundo precisa de Mentes Criativas, com sonhos e desejos de realizar algo realmente significativo, como diz o Augusto Cury em um de seus livros nunca tivemos tantas facilidades a mão e nunca nos setimos tão infelizes, acredito que seja em 10 LEIS PARA SER FELIZ.
    Temos todas facilidades a nossa disposição e muitas vezes sem precisar pagar nada por isso, como esta oportunidade de estar aqui escrevendo, aprendendo e dividindo os conhecimentos adquiridos, e muitos estão usando a vida para simpelsmente nada, ficar passeando em lojas gastando até mesmo o que não tem para se sentirem realizadas daí vem a conta do cartão de crédito não conseguem parar e dizem é um roubo um juros desses, mais sou totalmente contra, pois eles não nos roubam, pois acredito que nenhuma operadora de cartão de crédito e nenhum banco aponta uma arma para podermos abrir conta ão. como podemos chamá-los de ladrão?
    Não pretendo usar este espaço em vão e nem estou defendendo as operadoras de cartões, simplesmento estou divulgando minha opinião.
    A eterna busca do homem a felicidade e enquanto não a encontrarmos dentro de nós estaremos sempro projetando no outro, meu mariod não pode ser a razão de eu ser feliz, meus filhos não podem serem a razão de eu ser feliz, estar chovendo ou não, não pode ser a razão de eu ser feliz.
    EU SOU FELIZ SIMPLESMENTE FELIZ, pois DEUS VIVE EM MIM.
    Espero poder estar usando sempre esta rica oportunidade de dividir minha felicidade com tantos quanto tiverem a felicidade que eu tive de entrar aqui e psotar minha mensagem
    Abraço a todos

    • blogdadeia outubro 1, 2010 às 9:07 am #

      Oi Vera!

      Muito obrigada por seus comentários, eles enriquecem muito o blog, e tenho certeza que podem ser úteis para todos que passam por aqui!
      Ainda não li o livro “A Mágica de Pensar Grande”, mas adorei a dica. Vou dar uma olhada da próxima vez que for a uma livraria. Inclusive acho que seria muito legal postar algo dele aqui.
      E concordo plenamente com você. Deus é tão bom, que não deixou a nossa felicidade à mercê das circunstâncias. Já pensou depender de um objeto (que pode ser destruído a qualquer hora) ou de uma pessoa (que por melhor que seja, é essencialmente imperfeita) para ser feliz? Nós dependemos de algo que ninguém pode nos tirar, e isso não tem preço.
      Continue dividindo seus pensamentos. É como eu sempre falo, ao invés de criticar quem fala bobagem, temos que nos posicionar e falar do que é bom!

      Abraços =)

  8. vera lucia outubro 1, 2010 às 12:28 pm #

    A VIDA É CURTA DEMAIS PARA SER PEQUENA
    oLÁ OBRIGADA PELAS PALAVRAS DE INCENTIVO SE AJUDA AQUI VAI ALGUMAS FRASES DO LIVRO A MÁGICA DE PENSAR GRANDE, NÃO TENHO EXPERIÊNCIA EM FAZER RESENHA CASO LEIA O LIVRO VOU FICAR FELIZ DE LER SOBRE SUA OPINIÃO .

    A PESSOA QUE SE JULGA CAPAZ DE REALIZAR SEMPRE ACHA COMO FAZÊ-LO

    “POR QUE RAZÃO VOU VIVER APENAS PELA METADE? CADA MINUTO QUE UMA PESSOA GASTA PREOCUPANDO-SE COM A MORTE É COMO SE PASSASSE UM MINUTO MORTO.”

    “O PENSAMENTO QUE ORIENTA SUA INTELIGÊNCIA É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE A QUANTIDADE DE INTELIGÊNCIA QUE VOCE TEM”

    A PERSISTÊNCIA REPRESENTA 95 POR CENTO DA CAPACIDADE

    TODA CONFIANÇA É ADQUIRIDA, DESENVOLVIDA. NINGUEM NASCE COM ELA.

    RECUSE-SE A EXTRAIR PENSAMENTOS DESAGRADÁVEIS DE SUA MEMÓRIO. QUANDO SE LEMBRAR DE ALGO, CONCENTRE-SE NA PARTE BOA QUE ELE ENCERRA.

    PARA PENSAR CONFIANTEMENTE AJA CONFIANTEMENTE

    PARA PENSAR GRANDE DEVEMOS USAR PALAVRAS E FRASES QUE PRODUZAM IMAGENS MENTAIS GRANDIOSAS, POSITIVAS.
    EXEMPLOS DE IMAGENS QUE VAI FORMANDO NA MENTE:
    IMAGENS NEGATIVAS:
    NÃO ADIANTA, ESTAMOS DERROTADOS
    TENTEI, MAS O PRODUTO NÃO É VENDÁVEL. NINGUÉM O QUER.
    NINGUÉM, JAMAIS, ACEITARÁ ESSE PRODUTO.
    EU LHE PROVO QUE NÃO VAI ADIANTAR.
    AGORA IMAGENS POSITIVAS:
    AINDA NÃO ESTAMOS DERROTADOS. VAMOS TENTAR DE UM MOODO NOVO.
    ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI VENDER ESSE PRODUTO. CONTUDO, SEI QUE É BOM E HEI DE ENCONTRAR UMA FÓRMULA QUE VAI FAZÊ-LO SAIR.
    EU LHE PROVO QUE ADIANTA.
    ASSIM VÃO SE FORMANDO IMAGENS DE ACORDO COM NOSSOS PENSAMENTOS E GOSTO DA FRASE QUE DIZ; VOCE É O QUE PENSA O DIA TODO.
    USE PALAVRAS E FRASES ANIMADORAS, POSITIVAS, CONSTRUTIVAS, PARA DIZER COMO SE SENTE. QUANDO ALGUÉM LHE PERGUNTA “COMO ESTÁ PASSANDO HOJE?” PROCURE RESPONDER ASSIM: MARAVILHOSAMENTE BEM E VOCE?, OU DIGA, OTIMAMENTE, OU MUITO BEM .
    SEMPRE QUE SE APRESENTAR UMA OPORTUNIDADE DIGA QUE ESTÁ MARAVILHOSAMENTE BEM.
    EMPREGUE PALAVRAS E FRASES CALOROSAS, ELOGIOSAS E FAVORÁVEISAO SE REFERIR A OUTRAS PESSOAS. ADOTE COMO RRRR TER SEMPRE UMA PALAVRA POSITIVA, CONSTRUTIVA, PARA SEUS AMIGOS E COMPANHEIROS.
    ENCORAJE SEMPRE OS OUTROS, TODO MUNDO ANSEIA POR UM ELOGIO, TENHA SEMPRE UMA PALAVRA BONDOSA PARA SUA ESPOSA, OU ESPOSO. TOME CONHECIMENTO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM COM VOCE E CUMPRIOMENTE-AS, O ELOGIO SINCERAMENTE FEITO É UMA FERRAMENTA PARA O SUCESSO, PROMETA A VITÓRIA E VOCE OBTERÁ TODO O APOIO. EDIFIQUE CASTELOS, NÃO CAVE SEPULTURAS!

    ESPERO QUE GOSTE. ABRAÇOS
    VERA LUCIA

  9. cleusa oliveira izidoro outubro 1, 2010 às 12:40 pm #

    Olá Deia amei o seu blog é muito inteligente ,amei a história da mãe servindo batatas como se fosse pessegos, o amor dos filhos e do marido que atitude maravilhosa! , muito me enriqueceu

  10. cleusa oliveira izidoro outubro 1, 2010 às 12:59 pm #

    Recomendo o livro como solucionar nossos problemas humanos,ele nos da dicas valiosas como nõ retaliar ,como praticar a paciênçia…
    “Assim como o céu tem lugar para trovões, o vasto espaço da nossa mente também tem lugar para alguns sentimentos dolorosos; e do mesmo modo que uma tempestade não pode destruir o céu, sensações desagradáveis não podem destruir nossa mente”
    Trecho do livro

  11. Monique abril 26, 2012 às 12:11 pm #

    Eu ganhei esse livro e estou lendo e ele é realmente incrível. Faz agente parar para pensar no que é realmente importante na vida e que certas coisas tem que ser levadas menos a sério!!! Boa a dica

  12. eliaquim julho 24, 2012 às 12:56 am #

    Isso é que é um livro!!! – Só perde para: A Bíblia Sagrada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: