Temperamento Controlado pelo Espírito

3 mar

Oi gente…

“Conhece-te a ti mesmo”  – Oráculo de Delfos

Acho essa frase realmente impressionante*. As pessoas, especialmente nos dias de hoje, estão tão preocupadas em conhecer de tudo um pouco que se esquecem de um  princípio super importante: o autoconhecimento. Se conhecer nossas forças e fraquezas fosse algo estimulado desde a nossa infância, com certeza teríamos muito menos problemas.

Pensando nisso, quero comentar sobre um livro totalmente excelente que eu tenho lido, que se chama Temperamento Controlado pelo Espírito, do Tim Lahaye. Gente, esse livro é mara! Sério, o livro já é bem antigo (foi escrito em 1967, e a edição que eu tenho aqui em casa é de 1982), mas o que ele ensina é atemporal, e nesses tempos de superficialidade e futilidades ele acaba sendo uma ferramenta mais do que necessária. Quero comentar, nas próximas semanas, algumas coisas que eu tenho aprendido com o livro. Mas a minha recomendação é que você leia o livro inteiro. Se você me conhecer pessoalmente, eu posso te emprestar (desde que você me garanta que ele vai voltar inteiro e bonitinho…rsrsrs). Você também pode comprar, nesse site o preço está super razoável http://www.submarino.com.br/produto/1/120473?franq=123747  Mas vamos ao livro.

“Não existe nada mais fascinante a respeito do homem do que o seu temperamento! É o temperamento que supre cada ser humano com as qualidades marcantes que o tornam tão individualmente diferente dos seus semelhantes como os diferentes contornos que Deus deu aos flocos de neve. É a força invisível que alicerça a ação humana, uma força que pode destruir um ser humano normal e eficiente, a menos que seja disciplinada e controlada. O temperamento dá ao homem forças e fraquezas.”

Bom, antes de qualquer coisa eu tenho que falar um pouco sobre o princípio mais importante do livro: a intervenção direta do Espírito Santo. Tem pessoas que defendem a idéia que você pode controlar a si mesmo, se realmente se esforçar nesse sentido. Concordo com essa idéia até certo ponto. Acredito que fomos programados para vivermos em intimidade com Deus, e que só somos completos quando cumprimos esse propósito. Existem fraquezas que nós não somos capazes de driblar, nem com muuuita força de vontade. O melhor que a gente acaba fazendo é evitar situações que façam essas fraquezas aflorarem: evitar estresse, injustiça, trânsito, fila, gente chata, noooossa, se você achar um lugar onde não tiver nada disso me avisa! Sério, eu pago bem!

Mas delírios à parte, enquanto a gente não acha a gente tem que aprender a viver em um mundo pra lá de imperfeito. Eis o que o Espírito Santo faz quando entra na sua vida** (dados comprovados empiricamente):

1) Ele te ajuda a se conhecer e  identificar suas forças e fraquezas;

2) Ele estiiiiiica suas qualidades de uma maneira sobrenatural. Ex.: eu sou naturalmente calma, mas em situações de muito estresse e desespero eu tendo a dar uma pirada. O Espírito Santo me ensina a estar calma em qualquer situação, não porque eu me torno um ser iluminado, mas porque ele é um poder sobrenatural que vive em mim. A sensação que eu tenho é que ele me dá uma força super extra na hora que eu mais preciso;

3) Ele te ensina a lidar com suas fraquezas. Ex de novo: eu sou um pouco impaciente. Quando aparece uma situação potencialmente irritante, ele novamente me dá uma força extra me levando a fazer, muitas vezes, o contrário do que eu faria naturalmente. O poder dele, literalmente, se aperfeiçoa na minha fraqueza***. O fato de ele dar essa força não quer dizer que tudo fica fácil, pelo contrário, eu preciso de muuuita força de vontade também pra mudar meus velhos hábitos. Mas é possível. E isso já é mara🙂

Bom, acho que hoje eu fico por aqui. Vamos devagar e sempre. Ahh, e eu vou continuar falando de filmes, músicas e tudo o mais que eu costumo comentar por aqui. Cabe tudo nesse blog (e já pensou eu ficar mais de duas semanas sem falar de música e filme?! Eu hein…rsrsrsrs)

Abração a todos………………………:)

*apesar de estar geralmente limitada às aulas de filosofia e à música do Skank – sim, Garota Nacional também é cultura

**Lc 11:13

***2 Co 12:9-10/Jo 14:23

4 Respostas to “Temperamento Controlado pelo Espírito”

  1. Carol março 4, 2009 às 2:59 pm #

    Li este livro há muitos anos e foi sua mãe que me indicou. Depois que minha filha nasceu eu comprei o livro do temperamento dos filhos, da mesma linha.
    Gostei muito do seu post, foi ótimo para mim.
    Vc é dez!!!
    bjos da carol

  2. chega de blá blá blá março 4, 2009 às 6:57 pm #

    nossa, como o Espírito é o mesmo, né?! Ele tem ministrado essas mesmas coisas em mim durante essas semanas! sem o Espírito Santo a gnt pode fazer muita coisa com capricho, até mesmo ser elogiado pelos nossos atos… mas quando a mão do Senhor é sobre nós tudo muda! a gnt incendeia quem está ao nosso redor, nossos dons se tornam mais aflorados… é a presença do sobrenatural😉 e como é bom viver assim, né?!

    e a volta pra facu?! firme?!

    bjoooo, amiga!
    Marina😉

  3. Fabim março 7, 2009 às 4:06 am #

    deia, depois visita meu blog e coloque ele nos favoritos ok?
    bjoss

  4. Fernando março 9, 2009 às 2:48 am #

    É Deia, estamos acostumados a lutar com nosso próprio braço e esquecemos que a força vem do Senhor.
    Abração!!!

Deixe uma resposta

