Haiti: ações e reações

19 jan

Oi people!

Estava lendo algumas notícias antes de postar aqui. E notícia nesses últimos dias é sinônimo de Haiti. Eu tenho acompanhado a tragédia mais de perto porque eu fiquei totalmente chocada com a proporção do desastre. Acho que todo mundo, né?

E não é pra menos, olha só essas fotos.

Menina espera por comida em Porto Príncipe

Criança conduzida para acampamento de militares

Família em acampamento no bairro de Boyer

É muito triste. Estava vendo uma reportagem no Jornal da Band mostrando um repórter que entrou com uma equipe no meio dos escombros, tipo, se espreitou por uma fresta e entrou em um vão que ficou na construção, que por sinal estava absolutamente instável, cheio de rachaduras enooormes (é, eu sei, ele é louco). Meu Dééus, só de ver me deu falta de ar. Agora imagina ficar dias preso, com a possibilidade (muito real) de não ser encontrado? E pior, se conseguir sair ainda tem que enfrentar a mais completa e literal falta de estrutura. Fome, sede, doenças, violência, saber que amigos e parentes morreram. A coisa é muito, muito séria. Eu sei que problemas parecidos são encontrados em toda parte no mundo, mas essa é uma mega concentração de desgraça.

É interessante ver que no meio disso tudo possam aparecer coisas boas. Uma delas que eu achei suuuper legal foi o tipo de reação que a gente tá vendo por aí. Cara, esses dias estava vendo o Jornal Hoje com a minha mãe e vi equipes saindo de várias partes do mundo. Não só militares enviados pelo governo, mas pessoas de grupos humanitários, treinadas, com remédios, cães farejadores e tudo o mais, é como se o mundo entendesse e partisse para a ação. Ahh…eu sou meio sentimental com algumas coisas. Mas juro, parecia coisa de filme!!! hehehe Aquela galera preparada para dar o seu melhor no meio da completa desolação. Nos resgates você vê coreanos tirando senhoras dos escombros, chineses resgatando crianças, bolivianos distribuindo água. O mundo sendo mundo, com toda a interdependência que deveria ter.

Fiquei sabendo das doações milionárias de artistas como Gisele Bündchen (precisei da ajuda dos universitários para esse sobrenome), Sandra Bullock, o casal Brangelina entre vários outros. Sem contar os movimentos na internet para arrecadar dinheiro, o Hope for Haiti – o show que vai acontecer nessa sexta nos EUA com vários artistas de peso para arrecadar mais doações. Putz, que legal! Tá, sei que rola muito comentário crítico e dor-de-cotovelo por aí, do tipo “ahh, se eu tivesse essa grana toda também doava desse jeito”. Sim, sim. Eu confesso que isso também passou na minha cabeça. É infinitamente mais fácil doar da sobra do que do mirrado pão de cada dia de alguns. Mas venhamos e convenhamos, será que a gente doava essa grana preta meeeeesmo?! Mesmo ganhando uma nota?! Humm…para cada um que doa, tem uma multidão que ganha quase o mesmo tanto e não doa nada. E mais, tenho lá minhas dúvidas de que quem não dá conta de tirar 10 míseros reaisinhos (que não pagam nem um Big Mac e muito menos uma seção 3D de Avatar) como doação conseguiria doar muito se ganhasse à altura. Solidariedade não é proporcional, meu povo. Você não fica uma pessoa melhor porque ganha mais dinheiro. Na verdade, talvez fique pior.

De qualquer maneira, acho que o negócio é se esforçar pra fazer algo bom, hoje mesmo. Seja orando, seja divulgando, seja doando, seja indo lá. Uma das coisas mais legais desse mundo super globalizado e integrado é que a gente pode fazer algo legal sem sair de casa. Aliás, aproveite para orar mesmo. Porque mesmo com toda a ajuda que está chegando, eles estão enfrentando um sério problema de logística. A distribuição de doações e a assistência médica ao povo estão super complicados. Se você não pode ir, peça pra Deus incomodar o povo que pode ir pra dar um help.

E se quiser doar, clique aqui e escolha uma das instituições.

Anyway, vamos ficar felizes por aqueles que se sensibilizaram de coração e estão fazendo alguma coisa a respeito, seja botando a mão na massa, seja tirando o escorpião do bolso. Um viva aos doadores conhecidos e desconhecidos!!! De 5 reais a 1,5 milhão de dólares, quando você faz algo bom, de coração, um dia você vai colher o que plantou. Pra variar, temos um movimento global bom acontecendo no planeta.

Abração a todos……………………………………………..:)

Deixe uma resposta

