Every Breath You Take – The Police

15 mar

Hello para todos!

Hoje eu estava ouvindo rádio e topei com uma música muito boa, aí bateu vontade de postar aqui. A rádio em questão é a Rádio SulAmérica Paradiso, lá da Cidade Maravilhosa, que eu ouço no estágio pela net. Minhas manhãs são uma perfeita combinação de músicas dos anos 80, notas fiscais, empenhos e atualizações constantes do trânsito no Rio (não muito úteis por essas bandas do cerrado, mas suficientes para me fazer sentir assim…uma quase carioca).

A música é Every Breath You Take, do The Police. Todo mundo já ouviu, e todo mundo já sabe que é daquelas que grudam na cabeça. Mas não tem como negar, é muito boa. Ela foi escrita pelo Sting, apareceu no álbum Synchronicity, de 1983, e emplacou por semanas na lista das mais ouvidas. Aliás, nesse ano ela ganhou o prêmio de Melhor Música do Ano no Grammy, e ainda foi escolhida como uma das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos pela revista Rolling Stone, ficando com a honrosa 84ª posição. Será que é pouco? Ela ainda ficou na 25ª posição nas Hot 100 de Todos os Tempos da Billboard. Humm…o que a gente não aprende com o wikipedia….

Na verdade o mais curioso da música é a letra. O Sting compôs quando o casamento dele estava virando divórcio, então não, ela NÃO é uma música feliz. O próprio Sting falou que ele nem tinha se dado conta de quão sinistra era a letra quando estava compondo, mas que depois ele percebeu que realmente a música fala de obsessão e controle. Cá entre nozes, acho que faltou coragem de botar um nome mais realista, tipo “A Balada do Psicopata”. Ele disse que não entende como é que o povo acha que ela é uma música romântica e feliz, e ainda põe em casamentos e outros momentos do gênero. Ô Sting, mas precisava ter sido tããão deprê assim, hein?! A música é tão boa, merecia uma história mais feliz!

Mas vou pegar meu balde de tinta cor-de-rosa e ver o lado positivo das coisas. Afinal de contas, a ignorância pode ser uma grande aliada – até hoje de manhã essa música tinha uma letra apenas feliz. Para falar a verdade, eu sempre achei que essa letra tinha a ver com Deus. É, eu vejo Deus em muitos lugares estranhos. Mas sem querer espiritualizar banana, o único que poderia cantar essa música além de um já mencionado psicopata é Deus, não é não? Só ele está de olho na gente o tempo todo.  Na verdade eu curto pensar em um Deus que está sempre atento a tudo o que acontece comigo, que nunca me perde de vista. Porque além de bom, ele é tipo…DEUS. Não tem ninguém masi forte, mais legal, mais todo-poderoso. Ele pode tudo, e ainda está de olho em mim. De repente tô me sentindo uma filhinha de papai.

Então aí está a música pra você tirar suas próprias conclusões. A letra está em inglês, mas se quiser dá uma checada na tradução.  Aproveite!

Every breath you take
Every move you make
Every bond you break
Every step you take

I’ll be watching you

Every single day
Every word you say
Every game you play
Every night you stay

I’ll be watching you

O can’t you see
You belong to me
How my poor heart aches
With every step you take

Every move you make
Every vow you break
Every smile you fake
Every claim you stake

I’ll be watching you

Since you’ve gone I’ve been lost without a trace
I dream at night I can only see your face
I look around but it’s you I can’t replace
I feel so cold and I long for your embrace
I keep crying baby, baby, please

Ahh…muito legal. Tá, vamos dar um desconto para a cara “vou te pegar” do Sting aos 46”. Afinal ele está deveras bonitinho nesse vídeo com esse cabelo que eu nem sabia que ele tinha.

Por hoje fico por aqui. Abraço e boas músicas para todos🙂

Uma resposta to “Every Breath You Take – The Police”

  1. Johnny outubro 25, 2010 às 1:13 am #

    essa musica marcou minha vida, naum me canso de ouvi-la. d+

Deixe uma resposta

