Maratona Cordel Encantado: Sobe e Desce

18 ago

Oi gente!

Hoje vamos falar puramente da novela, que por sinal anda emocionante, hein? Que reviravolta!

Como toda boa história, sempre tem aquelas situações e personagens que amamos, com também aquelas que engolimos, quando não praguejamos. Então, no maior estilo plágio  da coluna Sobe e Desce da Revista Veja, vou fazer um Sobe e Desce especial Cordel Encantado. No Sobe, o que aprovamos. No Desce, o que suportamos. Bom, pelo menos tentamos.

SOBE

Capitão Herculano: Homem com “H” maiúsculo, sim senhor. Bruto, rústico e sistemático. Dez em cada dez brasileiras se apaixonaram por ele logo no início da trama. Também não é para menos: o cabra é decidido, cumpre o que fala, não tem medo do perigo e tem aquele charme. Ui. Meninos, aprendam.

Comida da Maria Cesária: A fada da cozinha faz tanto sucesso em Brogodó que eu juro que queria experimentar só uma quitandinha. O método “Converse com os Ingredientes” é o mais bonitinho que eu já vi. Dá tão certo que eu até fiquei tentada a experimentar. E aquele livro de receitas mais fofo? Hum…Cesária, está na hora de lançar um livro, hein? Watch out Ana Maria Braga!

Nidinho: Ele é o máximo. As melhores tiradas da novela são desse menino. Aquela cara de arteiro, aquele sotaque, aquela cabecinha que dá nó em goteira, não tem como ser mais divertido. Não é à toa que todo mundo queria ser pai dele, não é? Até eu queria estar perto de tanta espirituosidade.

Sotaque brogodoense: Fiquei sabendo que os diretores da novela deram liberdade para cada ator criar seu próprio sotaque. O resultado é uma mistura super divertida e inusitada, absolutamente particular dessa cidade. Tem gente por aí que achou que estava estereotipado demais. Ai gente, é novela das 6. Quem quer saber se a coisa está fidedigna? Não tem nada mais divertido do que diálogos do Prefeito Patácio (Pata) e da Dona Ternurinha (Ternuriiiiinha) ou o delegado Batoré falando do amor da sua vida (minha Antonhiinha!).

Profeta Miguézim: Gente, é o homem que decide a novela. Ele salva a Açucena mais de uma vez, arranja dinheiro para fantasias, rouba a coroa, põe medo nos jagunços e chega no acampamento dos cangaceiros sem guia. A moral dele com o Criador põe qualquer um para correr (literalmente, como se vê na cena abaixo). Todo mundo caçando o tesouro, e ele tranquilamente guardando o bendito por mais de 20 anos. Tal qual Mestre dos Magos, ele aparece do nada, e ainda faz aquelas revelações misteriosas – e acertadas. Se eu tivesse em apuros em Brogodó, eu correria mesmo é para o profeta.

 

Salva de Palmas – Benvinda prendendo Lilica no quarto: Povo de novela é tão besta, que quando alguém consegue ser esperto merece meus parabéns.  Como quando a Benvinda percebeu a safadagem da Lilica e prendeu ela no quarto logo antes da Congada. Nem pestanejou: prende a menina e prega tábua nessas janelas! Foi a melhoor! Mas a Antônia tinha que ter aquela conversinha fora de propósito com a porta aberta e deixar a menina fugir. Como sempre nesses enredos, os menos espertos atrapalhando os mais esclarecidos.

Salva de Palmas 2 – Cesária dando uma lição na Úrsula: Cena inesquecível – Úrsula humilha Cesária (mais uma vez), estraga o vestido dela, e quando achávamos que seria mais uma injustiça sem troco, eis que Cesária parte que nem uma onça para cima da duquesa. Por essa nem eu esperava! Vingou o elenco inteiro na sova.

DESCE

Topeirice das mocinhas: Vamos todos fazer uma vaquinha para pagar algumas aulas de Defesa Pessoal para Açucena. Meu Deus. Uma pessoa que foi raptada 49 vezes deveria no mínimo andar com uma arma. Mas não, a filosofia de vida é “o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído”. É assim que as novelas ficam compridas. Isso porque eu nem falei da fase sonsinha da Antônia.

Inácio: Bem, você pode ser bonitinho, mas esse seu jeito passado de ser não dá. Eu fiquei de cara quando ele deixou a Antônia (jura que não dava para servir a Deus e casar ao mesmo tempo?!). Além disso, ele fala de um jeito meio estranho, fica naquele conflito eterno, ah nem…

Casal Persistência: Nunca diga nunca parece ser o lema do príncipe Felipe e de Doralice, também conhecida como Maria Água-Mole-em-Pedra-Dura-Tanto-Bate-Até-que-Fura. Ai, que preguiça desses dois em cima da Açucena e do Jesuíno. Ainda bem que parece que agora a ficha dela começou a cair. Até concordo que a Açucena às vezes não faz por onde, mas essa filosofia “Eu amo por nós dois” já provou que não dá certo. A não ser que você não se importe em ver os olhos do seu amado brilhando quando ouvir o nome de um outro alguém.  Eu, hein…

Romance entre Petrus e Florinda: Não tem nem o que falar, né? Fiquei tão indignada no dia que ela passou a noite como ele que me deu vontade de escrever um post só sobre isso. Melhor. Escrever uma carta para a Globo reclamando da sem-vergonhice dos dois. Com tanta mulher em Brogodó, tinha mesmo que escolher a Florinda, bem casada, mãe de 3 filhos? Argh.

Bem-estar dos personagens: Eu acho que se alguém abrir uma empresa de seguro de vida em Brogodó vai ficar rico, porque ô povo que vive se lascando. Eles levam tiros, facadas, são jogados de carroças, picados por escorpiões, levam surras de jagunços, são lançados na masmorra, atropelados, presos, envenenados. Você escolhe. Tem de tudo por lá. Olha só uma lista de quem já se deu mal (e pode se ferrar de novo até o fim da novela): Açucena, Jesuíno, Capitão Herculano, Doralice, Petrus, Rei Augusto, Tibungo, Ciço (esse devia pedir uma indenização), profeta Miguézim, Carlota e até Timóteo Cabral. Não vou nem citar os que foram presos (o elenco inteiro) e quem passou pelo tratamento VIP do Capitão, como a dona Úrsula. Se eu tivesse passando férias em Brogodó, levaria um guarda-costas. Ou uma armadura.

Ufa. Será que é tudo? Se alguém lembrar de mais alguma coisa, pode compartilhar. ;) Com certeza teremos mais alegrias e estresses até o fim da novela.

Abraço a todos =)

7 Respostas to “Maratona Cordel Encantado: Sobe e Desce”

  1. Roberta Fázio agosto 20, 2011 às 10:27 am #

    Deia, o melhor de todos os posts…adorei! Muito bom seus comentários…hehe
    O Nidinho é meu preferido! E o pior dessa novela é o casal sem graça Petrus e Florinda. A globo tem que avacalhar né?E eles nem tem química…não combina..ai…muito paia!
    ***Faz um post com os looks!!!

    bjuuu

  2. Ju agosto 25, 2011 às 2:20 am #

    Deia, rachei o bico!!! Os comentários são ótimos! Eu costumo falar as mesmas coisas pro Zé quando estou vendo a novela. Eu tinha esquecido de comentar com você sobre o “romance” (leia: sem-vergonhice) do Petrus e da Florinda! Fiquei chocada!!! Sem palavras! Tomara que ela MORRA de remorso agora que o marido bonzinho e sem amor próprio está quase morrendo!
    ps: eu nunca entendi o nome daquele menino. Não sabia se era Nindinho, Liguinho ou o quê. Obrigada pela informação.

    • blogdadeia agosto 25, 2011 às 3:35 pm #

      Parece que o remorso já tá batendo! haha
      Eu tb não sabia o nome, tive que pesquisar, acredita?
      Aquele sotaque não ajuda…

  3. belinha agosto 30, 2011 às 11:03 am #

    cade o aquele amor todo que dora sentia por jesuino? pra de uma hora pra outra amar felipe essa novela ta uma bagunça… sem graça, a menina so faltou morrer e o amor acabou.

    • blogdadeia agosto 30, 2011 às 4:44 pm #

      hahaha
      Eu acho que o que a Dora tinha estava muito mais pra obsessão do que pra amor, viu?
      Mas realmente, como diz minha mãe, novelas menosprezam nossa inteligência…hehe
      Abraço

  4. Juliana setembro 2, 2011 às 8:29 pm #

    Gente na verdade eu adoro a novelas mas esse negocio que uma hora Jesuino e preso ai consegue solta-lo na outra e Acucena que nao faz nada certo ta ficando bem chato essa historia

    • blogdadeia setembro 3, 2011 às 1:04 am #

      Concordo, Açucena só dá trabalho. Hoje ela quase me matou de raiva entrando no meio do tiroteio! ô esperta!
      Acho que a gente só vai ver esses dois juntos e felizes no último capítulo, não é?
      O jeito é esperar! =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: