O Xote das Meninas

6 set

Oi gente!

Hoje estréio coluna nova aqui no blog: Papo de Menina. Fiquei algumas semanas pensando…faço ou não faço? Mas tem tanto assunto bom de menina não, é? Beleza, moda, relacionamentos, mocinhos (humm), então eu acho que dá para ter uma coluna especial para as ladies. E para poupar os leitores-cuecas, eu reservei a terça-feira só para Papo de Menina. Então vocês podem ficar sossegados que nos outros dias eu mantenho os assuntos que interessam a todos os gêneros (ou espécies).

Nosso primeiro post vai ser singelo como primeiro amor de menina. O título do post entrega, não é? Até porque não tem trilha melhor para começar nossa coluna do que nosso querido O Xote das Meninas. A música é de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, e sua primeira gravação é de 1953 (!). Olha que letra mais gostosa:

Mandacaru
Quando fulora na seca
É o siná que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É siná que o amor
Já chegou no coração…

Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir timão…

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar…

De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao dotô
A filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, não quer nada…

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar…

Mas o dotô nem examina
Chamando o pai do lado
Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
Que prá tal menina
Não tem um só remédio
Em toda medicina…

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar…

E para você que não é nordestina, segue o dicionário com ilustração: Mandacaru: um tipo de cacto comum no Nordeste que não depende de chuva para florescer. Olha que linda a flor.

Timão: vestimenta infantil que não define a silhueta das crianças (não achei foto, acredita? fiquei curiosa, se alguém achar, me avisa!)

Letra compreendida, fui procurar uma versão legal dessa música super gostosa. Abri um vídeo do Luiz Gonzaga, outro da Marisa Monte, e adivinha onde eu parei? Sim, em Sandy e Junior! (não nego a raça meeesmo) Eu adorava a série deles, e bem lembrava que tinham feito uma versão em um dos episódios. E estava lá, no YouTube, como tudo mais está, por sinal.

Então vou deixar meu preciosismo musical de lado e ficar com o saudosismo adolescente. Sandy e Junior ganharam de Luiz Gonzaga e Marisa Monte hoje. Sorry, vocês não são tão fofos.

Repare no elenco da série. Gente que eu nem lembrava mais! Boca, Basílio, Paulinho Vilhena de cabelo, estão todos aí. Reveja e solte a forrozeira que existe dentro de você.😉

Abraços fofos a todas =)

5 Respostas to “O Xote das Meninas”

  1. Ju setembro 7, 2011 às 12:02 am #

    Ai, Deia! AMEI! Eu já adorava essa música e ver esse clipe da época que a gente assistia Sandy e Junior no domingo… nó! (como diz um bom mineiro) É muito bom! A propósito, a galerinha lá já envelheceu bem, né? Isso não é bom sinal pra gente, não! Hehe!

    • blogdadeia setembro 7, 2011 às 9:48 pm #

      É, acho que não é bom sinal não! haha Pensar que o seriado foi há mais de 10 anos atrás! =O
      Achei MUITO bom achar esse clipe!!
      Bjo!

  2. roberta fazio setembro 8, 2011 às 1:45 am #

    Amo a musica,a sandy e amei saber q teremos este espaco. Bjo.

    • Júlia Fonseca Ramos setembro 2, 2012 às 4:09 pm #

      Oi, estava fazendo uma pesquisa escolar sobre a música de Luiz Gonzaga “O Xote das meninas”, e achei seu blog. Mas notei que você não tem foto do “TIMÃO”, e eu tenho gostaria de te envia-la.

      Segue abaixo meu e-mail…

  3. Júlia Fonseca Ramos setembro 2, 2012 às 4:16 pm #

    meu e-mail é juliaframosss@hotmail.com, e me chamo Júlia Fonseca Ramos

Deixe uma resposta

