Seja seletivo!

11 set

Oi gente!

Estava pensando ontem na importância de escolhermos bem aquilo que vemos e ouvimos. “Lixo que entra é lixo que sai” é mais do que um ditado, é uma verdade que eu já tive a oportunidade de testar na minha própria vida.

Seria muito bom em vários sentidos se o ser humano pudesse ser imune ao que vê e ouve, mas o fato é que todas as informações e estímulos aos quais somos expostos diariamente causam mais efeito em nós do que percebemos. Desenvolvemos crenças, preconceitos, pontos de vista e até medos a partir de tudo o que está ao nosso redor. Estamos sempre aprendendo, querendo ou não.

Sabe quando essa lógica fica bem aparente? Quando conversamos com uma pessoa interessante, que tem um papo bom. Pode sondar que você vai descobrir que ela lê livros legais, vê bons filmes, e está sempre se “alimentando” de conteúdos interessantes. Da mesma maneira, converse com uma pessoa bem sem conteúdo e vai descobrir que, se é que ela se preocupa em absorver alguma informação por aí, não é coisa boa e muito menos útil!

Pensando nisso, deixo algumas dicas para você que também quer ser mais seletivo com o que absorve por aí. Porque nossa cabeça não é pinico, não é mesmo?😉 1. Tenha sempre um bom livro à mão: Como bem disse Voltaire, a leitura engrandece a alma. Você conhece lugares novos, pontos de vista diferentes, realidades incríveis. Sem dúvida nenhuma, um bom livro te ajuda a ser uma pessoa melhor. A maneira mais simples de aproveitar isso? Esteja sempre lendo um bom livro. Mesmo que você demore dois meses para acabar porque não consegue ler mais do que quatro páginas por dia, não desista até criar esse hábito. Quando acabar um, engate em outro. Quando se der conta, já vai ser um frequentador de livrarias. 2. Acima de qualquer suspeita: Independente de sua crença, a Bíblia é um dos livros mais incríveis que você pode ler. É uma compilação de histórias, parábolas, provérbios, poesias, ensinamentos, tem de tudo um pouco. É o único livro que eu leio todos os dias e continuo me surpreendendo como se fosse a primeira vez. Se você acha que não tem muita afinidade com essa história de Deus, arrisque pelo menos o livro de Provérbios escrito pelo rei Salomão. Ali você encontra princípios de relacionamento, governo, economia, saúde e até etiqueta (!). É simples e vai direto ao ponto. 3. Mude de canal: Você começa a assistir um filme. No começo está até mais ou menos, mas você dá um voto de confiança porque não tem mais nada para fazer. Mas aí vai ficando ruim. E você não para, e aguenta bravamente até o a última cena ridívula. E no final, a conclusão é só uma: você perdeu 2 horas da sua vida com uma porcaria. Por que a gente faz isso?! Até parece que a gente assina um contrato que não pode desistir do filme. Eu, hein? Se a coisa está ruim, não hesite: mude o canal. O filme é alugado? Desista no meio do caminho mesmo. Seus cinco reais já foram embora. Pelo menos não perca seu tempo e seu bom gosto. 3. Você não precisa ler tudo: Existe um longo e tortuoso caminho que separa minha homepage do meu e-mail. Tem dia que quando eu finalmente consigo abrir o dito-cujo, já tem oito janelas abertas com notícias que vão desde “Khadafi se recusa a se entregar” a “Aprenda a fazer cookies”. Gente, não estou brincando, é uma batalha passar reto por 50 manchetes nesses sites de notícias. A solução? Olha a manchete. Depois para e pensa: “Eu realmente quero saber o que a ex-BBB Fulana de Tal falou da Panicat Cicrana de Tal? Eu realmente quero ler um texto sobre isso?!” Se a mídia não filtra nada, desenvolva seu próprio filtro. Sua paz mental – e sua inteligência – agradecem. 5. Retenha o que é bom: Sendo cuidadoso, você vai evitar um monte de lixo. Mas é impossível escolher tudo o que vemos e ouvimos. Mesmo sem querer, vai acabar dando de cara com coisas de todo tipo. Faço minhas as palavras do apóstolo Paulo: Examinai tudo. Retende o bem*. Tire o que é proveitoso, e jogue fora o que não for bom. É possível extrair lições até de fontes péssimas. Mesmo que a lição seja “Nunca mais leia isto”!

Fica então a diquinha para você que vai começar mais uma semana bombardeado de informações por todos os lados. Não se esqueça que é você quem está no controle. O trabalho da mídia é te oferecer opções. O seu trabalho é escolher.😉

Abraço bem informado a todos =)

* 1 Tessalonicenses 5:21

3 Respostas to “Seja seletivo!”

  1. Mariana Barros setembro 11, 2011 às 6:21 pm #

    Adorei!!! Em muitos momentos eu me encontro na mesma situação: custo a conseguir chegar ao meu email… E desenvolver esse filtro é uma tarefa demorada, mas muito gratificante. Porque nós só temos a ganhar… nós e aqueles que convivem conosco!
    Muito bom, Déia! Tá de parabéns!

    • blogdadeia setembro 11, 2011 às 11:38 pm #

      Concordo. Não é fácil, mas compensa muito! É um hábito que a gente leva pro resto da vida🙂
      Obrigada, Mari! =D
      Bjo!

  2. roberta fazio setembro 16, 2011 às 12:40 am #

    Acho que preciso mudar algumas coisas…li pedacos bem importantes p mim aqui.bju

Deixe uma resposta

