Porque todos precisam de uma boa costureira

29 nov

Oi gente!

Hoje o post é sobre uma necessidade universal: ter uma costureira de confiança. O motivo é bem simples e comum a todos. Pensa aqui comigo, as roupas que estão nas lojas são feitas em cima de um molde, com medidas padronizadas para cada “manequim” (so old school). Por mais que seja uma boa aproximação, dificilmente alguém se encaixa exatamente nessas medidas. É claro que nem sempre isso dá uma diferença significativa, e é por isso que a maioria das peças que eu compro não precisa de ajustes. Se for um tecido que se ajusta ao corpo, como malha, mais fácil ainda de dar certo.

Getty Images

Mas para roupas de tecido com pouco ou nenhum elastano, o caimento não fica tão bom com a mesma facilidade. Se você tem o quadril mais largo e a cintura mais fina, já deve ter experimentado várias calças que ficam “sobrando” na cintura. Aí de duas a uma: ou não compra a calça, ou usa ela eternamente com cinto. Já pode até deixar o cinto nela, porque essa parceria é até a morte.

Ou pode ser que você tenha o busto maior, e os botões da camisa ficam abrindo quando você tenta fechar. Mas se você pega um número maior, fica larga na cintura. Barra de calça é batata. Eles geralmente fazem elas mais compridas (graças a Deus para mim e para outras pernalongas) exatamente para dar certo com mais de um tipo de corpo. Então a barra tem que ser ajustada.

Acredito que a maior parte das lojas hoje em dia já oferece serviço de ajustes. Se tiver, aproveite. A opção mais prática é levar a roupa prontinha pra casa. Mas se não tiver – ou se você estiver comprando fora da sua cidade e não tem tempo para esperar o ajuste -, não desista da peça tão facilmente. Tenha uma boa costureira à mão!

Getty Images

O melhor jeito de arrumar uma costureira é por indicação. Aliás, com qualquer tipo de serviço a melhor opção é essa. Se você não tem, ou a sua não é muito boa, troque ideia com amigos, colegas, parentes e conhecidos. Alguma santa vai ter uma boa dica pra te dar. Ou um santo. Sim, porque esse conselhos são absolutamente válidos para os homens pelos mesmíssimos motivos. Meu pai mesmo é um dos homens bem instruídos que ao invés de usar roupas largas (ar de desleixo) ou justas (ninguém merece), manda ajustar todas que não ficam realmente boas. Mulheres gostam de homens bem vestidos, rapazes!

Há costureiras que lidam só com ajustes e tem as que realmente fazem roupas. Hoje vou falar dasfazedoras de ajustes.

Fazedoras de ajustes

São as mais comuns, e não é difícil encontrar uma pelo menos razoável. De preferência, procure uma que também tenha bons preços. Ao invés de levar uma peça de cada vez, eu costumo juntar algumas para facilitar a vida. Minha dica é: se esforce para ser criteriosa. Eu digo isso porque já adotei várias vezes aquela atitude “ahh…tá bom assim mesmo”, sabe? Quando a gente não está 100% satisfeita mas deixa passar? Você não precisa deixar passar, porque quem vai pagar o pato de uma roupa mais ou menos é você. Então seja específica sobre o que você quer e olhe várias vezes no espelho para ter certeza. Sente-se e faça movimentos para ver se nada vai ficar justo ou curto demais.

Se for calça reta ou com boca mais larga, talvez você prefira a barra cobrindo a maior parte do salto para alongar a perna. Nesse caso, é uma boa levar um sapato de salto para medir.

Getty Images

Se você fizer o ajuste e não ficar muito bom, peça um “reajuste”, se possível. Eu digo se possível porque se for o caso de uma calça que ficou curta demais, por exemplo, aí não tem remédio. Mas em muitos casos é possível mexer novamente até ficar realmente bom.

Agora voltando ao início, é válido dizer que dependendo do ajuste necessário, não compensa comprar uma roupa que não fique legal. Mas em muitos casos, principalmente quando forem peças boas e de qualidade, alguns ajustes são perfeitamente normais e bem-vindos. Há muitas mulheres cujo corpo parece não dar certo com nada. Se for seu caso, não se resigne com roupas sem caimento, procure uma costureira!

E lembre-se que é sempre melhor comprar algo que sobre tecido (na cintura, na barra, etc.) e fazer um ajuste simples, do que usar um número a menos e ficar com tudo pulando para fora. Aí não tem cristo que salve.

Bom gente, fico por aqui.Se tiverem mais dicas e comentários, compartilhem!🙂

Abraço a todas =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: